sábado, 25 de setembro de 2010

Unidade IV atividade 3 - Conceito e Curículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 3 – Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologia ao Currículo.
Cursista: Terezinha Alencar Alves
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão

Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologia ao Currículo.

Currículo é a soma total de experiências do alunos e que são planejadas pela escola como uma instituição, envolvendo tanto os alunos como os professores e processos de ensino e de trabalho. É um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades e não apenas uma lista de disciplinas e conteúdos, acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças.
É bom lembrar que para levar a tecnologia para a sala de aula é preciso que ela esteja a serviço dos conteúdos. E da soma entre tecnologia e conteúdos nascem oportunidades de ensino. A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje, a integração efetiva das tecnologias ao desenvolvimento do currículo consiste de uma ação pedagógica com uma intencionalidade clara de desenvolver um currículo a partir do esboço de um plano de trabalho.
O ser humano desenvolve projetos para transformar uma situação problemática em uma situação desejada a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessárias. Com base no dito acima compreende-se que a melhor forma de integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento.
Assim, concluí-se que o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo. Por isso, o ponto de partida é claro, mas o mesmo não é verdade em relação ao como e quando o projeto poderá terminar. Essa dinâmica é constituída pela elaboração, pela execução, pela análise, pela reformulação e por novas elaborações do projeto
Trabalhar com currículo integrado com as tecnologias é um dos grandes desafios para alguns educadores. Neste contexto o projeto ajuda muito nesta integração, mas deve ter a participação de todos envolvidos no processo didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário