Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Terezinha Alencar Alves
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 21/09/2010
Socializando uma experiência com projeto
Ao desenvolver projetos em sala de aula, explicita-se a necessidade de criar uma nova cultura educacional.
A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e resolução de problemas da realidade.
É importante perceber que o trabalho por projeto pode partir de um objetivo focado em uma disciplina.
Por exemplo, no uso do software o professor da área de Português pode identificar possibilidades de trabalhar com o desenvolvimento de leitura e
escrita do aluno. À medida que o aluno (individualmente ou em grupo) cria histórias, ele pode trazer assuntos que se relacionam a outras áreas do conhecimento, potencializando com isso a integração entre as áreas, caminhando desta forma para um projeto com características interdisciplinar.
Orientar os alunos para desenvolver projetos com a integração de distintas linguagens (sonoras, imagéticas, hipermídias, escrita) atende aos diferentes estilos e preferências de aprendizagem. Mas é importante que o professor conheça tais recursos para sugerir o seu uso pelos alunos no desenvolvimento dos projetos.
Aqui ressalto, como eu trabalho na Direção, consigo mostrar para os alunos que é possível aprender os conteúdos que eles precisam através das tecnologias e afirmo ainda que essas tecnologias não somente o computador e internet, mas qualquer elemento capaz de gerar informação, interação e colaboração como celular, computador portátil, etc.
Contudo, cabe ao professor orientar o aluno para que ele possa ter acesso a informações em diferentes fontes (livros didáticos e paradidáticos,
revistas, jornais, Internet, filmes, programas de rádio, especialistas...), atribuir-lhes significado e construir conhecimento.
Atualmente não estou em sala de aula, mas, posso relatar uma experiência desenvolvida com alunos, o projeto “RADIO CERAL, onde utilizamos vários recursos tecnológicos como: televisão, DVD, microsister, Data show, computador. E, muitas das atividades desenvolvidas com os alunos , uma das mais interessantes foi a utilizando o microfone na hora do intervalo, o que despertou curiosidade, pois todos queriam falar usando este instrumento.
O trabalho com tecnologia nos dá a chance de repensar a nossa prática pedagógica e analisarmos os pontos negativos e positivos da ação pedagógica utilizada..
Esse projeto contribui para que o rádio seja considerado como um instrumento capaz de colaborar na transformação da escola num lugar onde o conhecimento resulte de partilha, solidariedade, valorização de diversos saberes, alegria e fortalecimento da auto-estima.
A direção da escola apoia o projeto, mas o problema esta na adesão dos professores. Percebi que muitos tinham medo do novo, pois não sabiam trabalhar com a ferramenta. Tivemos resultados positivos, os alunos aderiram ao projeto e discutem as temáticas a serem trabalhadas.
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Terezinha Alencar Alves
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 21/09/2010
Socializando uma experiência com projeto
Ao desenvolver projetos em sala de aula, explicita-se a necessidade de criar uma nova cultura educacional.
A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e resolução de problemas da realidade.
É importante perceber que o trabalho por projeto pode partir de um objetivo focado em uma disciplina.
Por exemplo, no uso do software o professor da área de Português pode identificar possibilidades de trabalhar com o desenvolvimento de leitura e
escrita do aluno. À medida que o aluno (individualmente ou em grupo) cria histórias, ele pode trazer assuntos que se relacionam a outras áreas do conhecimento, potencializando com isso a integração entre as áreas, caminhando desta forma para um projeto com características interdisciplinar.
Orientar os alunos para desenvolver projetos com a integração de distintas linguagens (sonoras, imagéticas, hipermídias, escrita) atende aos diferentes estilos e preferências de aprendizagem. Mas é importante que o professor conheça tais recursos para sugerir o seu uso pelos alunos no desenvolvimento dos projetos.
Aqui ressalto, como eu trabalho na Direção, consigo mostrar para os alunos que é possível aprender os conteúdos que eles precisam através das tecnologias e afirmo ainda que essas tecnologias não somente o computador e internet, mas qualquer elemento capaz de gerar informação, interação e colaboração como celular, computador portátil, etc.
Contudo, cabe ao professor orientar o aluno para que ele possa ter acesso a informações em diferentes fontes (livros didáticos e paradidáticos,
revistas, jornais, Internet, filmes, programas de rádio, especialistas...), atribuir-lhes significado e construir conhecimento.
Atualmente não estou em sala de aula, mas, posso relatar uma experiência desenvolvida com alunos, o projeto “RADIO CERAL, onde utilizamos vários recursos tecnológicos como: televisão, DVD, microsister, Data show, computador. E, muitas das atividades desenvolvidas com os alunos , uma das mais interessantes foi a utilizando o microfone na hora do intervalo, o que despertou curiosidade, pois todos queriam falar usando este instrumento.
O trabalho com tecnologia nos dá a chance de repensar a nossa prática pedagógica e analisarmos os pontos negativos e positivos da ação pedagógica utilizada..
Esse projeto contribui para que o rádio seja considerado como um instrumento capaz de colaborar na transformação da escola num lugar onde o conhecimento resulte de partilha, solidariedade, valorização de diversos saberes, alegria e fortalecimento da auto-estima.
A direção da escola apoia o projeto, mas o problema esta na adesão dos professores. Percebi que muitos tinham medo do novo, pois não sabiam trabalhar com a ferramenta. Tivemos resultados positivos, os alunos aderiram ao projeto e discutem as temáticas a serem trabalhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário