terça-feira, 21 de setembro de 2010

Unidade IV atividade 1 - Pensando sobre possíveis mudanças


Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Cursista: Terezinha Alencar Alves
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 20/09/2010

Pensando sobre possíveis mudanças


Na década de 90, com a iniciativa do MEC de criar novas diretrizes para a educação em nosso país, tendo como instrumentos norteadores a LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais, onde o currículo escolar passou a ser visto de uma maneira mais coerente e flexível, posso afirmar que já vivenciei a experiência de mudanças curriculares sim, pois a partir daí, como educadora, tive mais liberdade ao planejar as aulas e elaborar projetos de acordo com a realidade e necessidade das dos alunos, bem como, conheci novas concepções sobre avaliação; isso representou uma grande evolução no processo educacional. Tenho certeza que, outros professores compactuam a mesma opinião. Porém, ainda carregamos como herança, dentre outros, um resquício do ensino tradicional: o comodismo.
Agora, estamos vivenciando novas mudanças no contexto educacional, uma delas é a inclusão digital; aspecto que influencia sobre maneira no currículo escolar, especialmente de forma intrínseca. Uma vez que nos obriga a adotar novos métodos de ensino em consonância com os conteúdos curriculares.
Bom, na nossa realidade, esses novos métodos são colocados em prática à passos lentos; uma vez que ainda encontramos alguns obstáculos no fato de dar novo significado ao currículo nesse novo cenário.
Tais obstáculos partem do sistema institucional que ainda querem utilizar o currículo escolar como ferramenta de “repasse ideológico”, mesmo que de forma implícita, é claro. Outros impedimentos partem daqueles professores que ainda não adquiriram um conhecimento sistematizado quanto a utilização consciente dos recursos tecnológicos em sua prática pedagógica, optando na maioria das vezes, por uma situação de comodismo, ou seja, preferem não inovar seus conhecimentos e metodologias, pois demanda tempo e disposição: “dá muito trabalho mudar”.
Ser professor é uma tarefa difícil, porém gratificante. As tecnologias estão presentes em nossa vida e faz-se necessário nos adequarmos a elas, buscando melhorias para o ensino aprendizagem dos nossos educandos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário